-
Arquitetos: Pedro Luiz de Marqui
- Área: 220 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Renato Navarro
-
Fabricantes: Alarm BR, Brasilit, By Kamy, Colormix, Coral, Deca, Estou Refugiado, Full House, Galeria Lume, Galeria de Arte André, Grecco, La Lampe, Ladeira Martins, Luiza Biase Designer, Monte Verde Eletros, Movéu, PR Grupo Paraná, Patterns & Colors, Pietro Oliveira Designer, Portinari, +6
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em parceria com o Bar Caracol, um lugar renomado na região Central de São Paulo, reconhecido pelo seu ambiente agradável e descontraído, Pedro idealizou um projeto capaz de criar essa atmosfera jovial e divertida característica da casa, em um espaço de 220m² com ambientes fluidos e cheios de vida, marcado pela forte presença de cores, como o verde escuro, tons de cinza, tons quentes e um toque de rosa e roxo.
Logo na entrada, o visitante é surpreendido por uma intervenção artística na fachada do ambiente, desenvolvida pelo artista Lavi Israel, da ONG Estou Refugiado. Ao percorrer o local, as estruturas cimentícias aparentes marcam o conceito industrial, unindo elegância ao estilo urbano, sem perder o aconchego. Pensado para trazer um lado futurista, sempre presente em seus projetos, o arquiteto apostou em tons metalizados marcantes.
Amarrando o conceito de maneira ímpar, o grande destaque está na mesa de oito metros desenvolvida pelo próprio escritório, trazendo movimento e renovação. A peça única foi esculpida em pedra de granito Café Imperial no acabamento escovado, onde circula um curso de água de ponta a ponta através de um sistema de bombeamento (sem desperdício de água), que desemboca em uma cuba, servindo de espelho d’água.
O arquiteto apostou na marcenaria assinada pela GRECCO, com estantes que reconstroem as esquadrias do Conjunto Nacional, projetadas nas medidas exatas e seguindo o mesmo padrão. O móvel conta com dupla função, servindo também para a exposição de itens de decoração e garrafas de bebida. O vidro das estantes veda o espaço e permite a entrada de luz natural e vista privilegiada para Paulista, sem interferir na fachada original. As prateleiras circulares com perfil de LED contornam os pilares originais do prédio e abrigam uma instalação de garrafas. Além disso, a marca assina os dois armários com portas, puxadores embutidos e pés de metal para armazenamento e organização.
No bar, os drinks da DIAGEO exteriorizam o clima divertido junto do revestimento 3D, que se assemelha a uma miragem. O mármore Paraná Monte Vitta, utilizado no balcão, destaca o ambiente intimista. Já a escultura de Francisco Nuk, da Galeria Lume, traz o conceito da dança muito presente no Bar Caracol para o projeto, lembrando um móvel distorcido. Para abraçar o espaço, foram escolhidas as banquetas Coroa, do designer Gustavo Bittencourt, lançadas na CASACOR 2022; as cadeiras Egito, do designer finlandês Ilmari Tapiovaara; as poltronas Pachá, do designer Pietro Oliveira; as poltronas Dobras, do designer Bruno Niz, do Studio Niz; e os Bancos Jacaré, do designer Vinicius Ladivez. A sofisticação fica por conta do mobiliário da Full House, que percorrem todo projeto com Mesas, cadeiras e banquetas.
Para um ambiente ainda mais acolhedor, a iluminação indireta se faz presente através das Luminárias Ovo Estalado, da designer Bia Rezende, e das Luminárias Auge, lançamento da La Lampe, desenhadas pelo estúdio Nada Se Leva. Os tapetes assinados pela byKamy foram escolhidos para evidenciar o ar jovial, sendo eles o Vignole Ivory redondo de 1,50x1,50, o Revolution redondo de 2,00x2,00, Nylon Design Special de 2,50x2,10 e a tapeçaria Gilvan Samico de 1,50x1,50. Conferindo uma essência despojada, o aparador da Movêu na cor cromato compõe parte do décor do bar.
A sustentabilidade é um dos grandes pilares do projeto, por meio do aproveitamento da estrutura com o menor número de intervenções, eliminando processos de obra que poderiam gerar resíduos, uso de tintas à base d’água, materiais com o mínimo de acabamento e o aproveitamento da instalação artística de vidro, presente no Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR 2021 de Pedro Luiz, assinada pelo arquiteto e pelo designer Lucas Recchia - feita com placas de vidro derretido e penduradas por cabos de aço.
Todas as peças assinadas por jovens designers brasileiros também ganham destaque, como os espelhos e a intervenção artística, do designer Alex Rocca, desenvolvidos especialmente para a mostra; e as esculturas de Sonia Menna Barreto, acervo da Galeria André. Por fim, a caixa de som presente traduz a essência do bar, trazendo a figura da discotecagem e da música para o espaço.